Você mora na Irlanda e descobriu que está grávida e não sabe por onde começar, certo?
Então, vamos por partes:
Aqui, muito diferente do Brasil, o único teste que a mulher faz quando desconfia que está grávida é o teste de “farmácia”, ninguém aqui faz exame de sangue, se você for ao médico e não tiver nenhum problema de saúde ou se não fizer uso de alguma medicação que possa alterar o resultado do exame é esse que ele vai te recomendar e muitas vezes te dar para fazer no consultório mesmo.
Ou seja, na primeira desconfiança, faça o teste!
As marcas mais usadas são o Clearblue (o mais moderno te dá até as semanas estimadas),o First Response e o do Tesco mesmo, todos são confiáveis.Depois de constatada a Gravidez a mulher deve se dirigir ao seu G.P (clínico geral) e começar seu Pré-Natal.
Lá você paga a primeira consulta normalmente e as demais até o final da gestação serão de “graça” (na verdade elas são pagas pelo governo).
Seu clínico vai te dar uma carta, te encaminhando para a maternidade escolhida por você.
A maternidade referência é o Holes Street, mas todas as outras também são boas, o ideal é optar pela mais próxima da sua casa ou do trabalho.
Todas as maternidades são públicas, mas se você tiver seguro saúde, você pode optar pela área semi-privada e a privada dos hospitais públicos.
A única diferença nesses casos é que durante o pré-Natal você será acompanhada por um mesmo médico e depois do parto você ficará em alojamentos com uma quantidade menor de mulheres e bebês.
Com o encaminhamento feito pelo GP, você receberá uma carta do hospital com a data da sua primeira consulta, que acontecerá entre a 12 e 14 semanas. Não entre em pânico esse é o sistema e se tem uma coisa que a Irlanda é boa, é em delivery babies.
Na primeira consulta será realizado exames de sangue e urina.
Provavelmente também será feito um Ultrasound, só para conferir a idade gestacional e checar os batimentos cardíacos do Bebê.
Aqui eles usam muito a frase “No news is good news” ou seja, se depois de realizados os exames você não for contactada pelo hospital é sinal de que está tudo ok.
Só um ultrasom detalhado é garantido em toda a gestação e ele acontece por volta das 20 semanas.(será nesse ultrasom que você terá a chance-se quiser- de descobrir o sexo do baby)
Se houver necessidade pode ser que outra ultra seja requisitada também no final da gravidez.
Se a mãe tiver mais do que 34 anos os médicos recomendam um exame mais detalhado que diagnostica a síndrome de down, essa ultra é paga a parte é custa €250
Se estiver tudo bem com a mãe e o bebê nem as visitas ao hospital são muitas, por exemplo, são 11 semanas entre a primeira e a segunda consulta, mas essa periodicidade se intensifica depois da 34 semana.
Sim, O sistema é bem diferente do brasileiro e o ideal é evitar comparações entre o Brasil e a Irlanda. Na verdade a quantidade de exames feitos no Brasil é completamente over the top e se de fato, seu médico ou Midwife sentirem a necessidade de mais exames, mais exames serão feitos.
Todos os hospitais de Dublin oferecem classes para gestantes e para participar é só informar a uma das midwives do seu interesse, alguns hospitais também oferecem aulas de yoga, palestras com nutricionistas e atendimento psicológico gratuito.
No Brasil, sabemos que o índice de cesárea é grande nas redes particulares e tem um número bem pequeno na rede pública, como acontece aqui, se a mãe não tiver problemas de saúde ou o parto normal não colocar em risco a vida dos dois eles SEMPRE optam pelo parto normal e esperam até as 42 semanas limites para só então, se necessário, fazer a indução e em último caso, uma cesárea.
No geral, acho as particularidades da Irlanda em relação ao sistema obstétrico boas e cada mulher passa por experiências diferentes, não é assim na vida também?
Boa sorte e Parabéns para você!!!!