Parece inacreditável,mas na Irlanda a Amamentação ainda é Tabu.
Enquanto eu cresci vendo o aleitamento materno como algo alem de natural, necessário,por aqui a coisa ainda tem muito que evoluir.
A principal desmotivação para isso é que os Europeus ,nesse caso os Irlandeses ,não se sentem confortáveis com o ato e muitos verbalizam esse incomodo.
Muitas mães deixam se influenciar pela cultura local e acabam se convencendo de que o leite artificial é a melhor opção já que você ainda tem essa opção disponível ainda na maternidade.
Timidamente, Grupos de apoio a amamentação estão surgindo e as enfermeiras estão mais preparadas para apoiar a mãe com alguma dificuldade em amamentar.
A Irlanda é o País Europeu com os índices mais baixos de adeptas ,somente 40% das mulheres que tem seus bebes na Irlanda, saem da maternidade tendo o leite materno como fonte de alimentação exclusiva do bebê.
É mais do que comprovado os benefícios do aleitamento materno.
Estudam apontam que amamentar ajuda a prevenir o câncer de Mama,de útero, previne também a esclerose e outras doenças, alem de ajudar na eliminação dos quilinhos ganhos na gravidez.
Países aonde as dificuldades financeiras são maiores,tende a haver um maior numero de defensores, já que até o sexto mês o leite materno é a maior fonte de alimento,sem precisar de complemento,diminuindo assim os gastos com a fórmula,o que
no final de um mês passa a ser uma grande ajuda.
Nesse tempo morando por aqui,nunca vi uma mulher amamentando em lugares públicos, quando isso acontece os seios e o bebê estão cobertos com um manto.
Campanhas como a gente vê na televisão no Brasil só daqui a 100 anos…
Quem sabe com a recessão econômica,a diminuição de benefícios infantis e pais desempregados essa cultura não comece a
mudar e os irlandeses passem a ver a amamentação como ela é, algo natural e digno de todo o respeito.
Os bebes, o futuro e os Bolsos agradecem.